segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Antes de morrer, cinegrafista rezou no trajeto até a favela

Foto: Alexandre brum / Agência O Dia
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
A ação em Antares, em Santa Cruz

Cinco pessoas morreram, entre elas o cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos da Silva, 46 anos, ontem em operação da PM na Favela de Antares, em Santa Cruz, Zona Oeste. As outras quatro, segundo a polícia, eram traficantes. Atingido por um tiro de fuzil no tórax, Gelson foi levado à UPA do Cesarão, em Santa Cruz, mas já chegou morto. A vítima usava o único modelo de colete autorizado pelas Forças Armadas e que foi atravessado pelo projétil.

Apontado como gerente do tráfico da região, Renato José Soares, o BBC, e seu braço-direito no crime, Leandro Ferreira de Araújo, o China, foram presos. BBC também teria participação no tráfico de Manguinhos. Além deles, 15 pessoas foram detidas. À noite, só 8 continuavam presas e um menor, apreendido.
A operação começou às 6h30, quando cerca de 100 policiais dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e do Choque (BPChoque), com a Companhia de Cães, chegaram em 20 viaturas, motos e um ‘caveirão’, à Avenida Antares, um dos principais acessos à favela. O tiroteio durou cerca de uma hora. Sons de granadas e dos tiros podiam ser ouvidos a distância.

Reunião de bandidos

Através de nota, a PM informou que “o objetivo da ação era checar informações da Inteligência do Bope e do Choque de que líderes do tráfico fortemente armados se reuniam no local”. A Av. Antares fica entre as favelas de Antares e do Rola, dominadas pelo Comando Vermelho.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
No confronto, PMs do Choque ficaram em alerta para a possibilidade de traficantes do Rola cruzarem a via para ajudar comparsas da outra favela. Eles fizeram blitzes na avenida revistando carros, motos e vans, além de moradores.

Foram apreendidos um fuzil AR 15, 3 pistolas, carregadores, 1kg de maconha, 522 pedras de crack, 100 papelotes de cocaína, 9 motos e R$ 3.154,00. O policiamento foi reforçado e as operações vão continuar. Em nota, a PM lamenta a morte de Gelson e manifesta solidariedade à família e a profissionais da mídia.

Vítima pode ter filmado criminoso

Antes de ser atingido, Gelson pode ter filmado o autor do disparo que o matou. Suas últimas imagens mostram a bala indo em direção ao cabo Gomes, que o protegia e se abaixou, batendo numa árvore e atingindo o cinegrafista. Gelson cai com a câmera ligada. As imagens serão analisadas pela Divisão de Homicídios.

O repórter Ernani Alves, que trabalhava com Gelson, foi ao hospital, mas não identificou nenhum dos mortos como o que matou Gelson. Segundo a polícia, os bandidos usaram técnica militar de tiro. Em uma hora, foram 4 tiroteios entre bandidos e policiais.

Presidência lamenta morte

A morte do cinegrafista Gelson Domingos comoveu a Presidência da República. Em comunicado, o órgão lamentou “o trágico episódio”. O governador Sérgio Cabral enviou mensagem de pesar ao diretor da Band Rio, Daruiz Paranhos.

A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc), em nota, exigiu a prisão do autor do tiro e lamentou a morte do profissional.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, em nota, se manifestou contrário à presença da imprensa em operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário