quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Prefeito e secretário são acionados por desvio de verbas da merenda escolar

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) propôs ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Itacaré, o secretário de finanças, o tesoureiro, dois funcionários do município e a empresa Valdirene Pereira de Souza ME (“Supermercado Gigantão”). Os acionados pelo MPF em Ilhéus são acusados de participar de um esquema de superfaturamento de notas fiscais da merenda escolar, desviando 120 mil reais em benefício próprio dos réus e de aliados políticos e eleitores do prefeito. A verba federal desviada era proveniente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
No ano de 2010, a prefeitura de Itacaré pagou 202,3 mil reais à empresa Valdirene Pereira de Souza ME – de nome fantasia Supermercado Gigantãolicitada para fornecer parte da merenda escolar do município. Do valor, menos da metade corresponde aos pedidos feitos pela nutricionista responsável pela composição do cardápio da merenda escolar do município. O restante, cerca de 120,7 mil reais, foi desviado por meio de superfaturamento das notas e era gasto mediante a apresentação de “vales” ao supermercado, sendo estes emitidos e assinados por funcionários da prefeitura e pelo tesoureiro do município.
“A fraude aqui perpetrada afeta não os cofres públicos, mas a saúde de crianças que vivem num município com um dos piores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (2.8) do país. Se mais da metade do dinheiro destinado à merenda escolar foi desviado, não podemos deixar de nos indagar o quanto a alimentação das crianças do município foi prejudicada” - afirma o procurador da República Eduardo El Hage no texto da ação.
Entre os itens adquiridos com os “vales” emitidos pela prefeitura estão incluídas bebidas alcoólicas para uso em confraternização – o que viola completamente o destino da verba federal. Os produtos retirados do supermercado com os “vales” não tinham qualquer relação com a merenda escolar – o que caracteriza o desvio de verbas públicas.
Descaso com os alunos - além do desvio dos recursos da merenda escolar, o procurador Eduardo El Hage destaca ainda o descaso da prefeitura em relação ao fornecimento da merenda aos alunos. Embora tenha recebido repasses regulares do FNDE desde março, a licitação para fornecimento dos itens da merenda foi realizada em maio, e o fornecimento foi iniciado apenas em junho.
Na ação, o MPF/BA requer que os acusados que exercem cargos públicos sejam afastados da prefeitura de Itacaré; que sejam condenados por improbidade administrativa e ao pagamento de multa de 100 mil reais por danos morais coletivos e requer, liminarmente, a indisponibilidade dos bens dos réusmedida que pode ajudar a garantir o ressarcimento dos valores desviados ao erário.
São acionados pelo MPF/BA Antônio Mario Damasceno, prefeito do município de Itacaré; Breno Hudson Rodrigues Gomes, secretário de finanças; Antonio Souza dos Santos, tesoureiro, Jeferson da Silva Santana e Neila Palafoz Barreto, funcionários do município e Valdirene Pereira de Souza ME, pessoa jurídica de nome fantasia supermercado gigantão. Caso sejam condenados, estão sujeitos à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de dez anospenas previstas no art. 12, inciso I da Lei nº 8.429/92.
Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário