segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UFRB está entre as melhores do Brasil

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia recebeu nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC) referente à graduação e à pós-graduação. Tal pontuação destaca a UFRB no cenário nacional, já que a nota máxima a ser alcançada por uma instituição de ensino superior é cinco.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a infra-estrutura e a qualidade do corpo docente da universidade são avaliados para a emissão do índice.

Veja abaixo alguns trechos da nota da reitoria da UFRB:

Nota Pública da Reitoria da UFRB sobre o Índice Geral de Cursos (IGC)
A julgar pelos critérios arbitrados pelo INEP, a UFRB somente terá a oportunidade de melhorar o seu índice a partir de 2011, quando teremos os resultados das primeiras turmas formadas integralmente por esta Instituição.(Trecho da Nota Pública da Reitoria sobre o “Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) – 2007)
Desde a adoção do conceito de IGC pelo INEP, em 2008, declaramos que o princípio da razoabilidade indicava que a aplicação desse índice só deveria ser estendida à UFRB a partir de 2011, quando os resultados das avaliações dos cursos, advindos da sua criação, seriam publicados. Sempre foi evidente que, até esse ano, os resultados desta universidade teriam um considerável peso da avaliação de um único curso - Engenharia Agronômica – que, à época, sofria sérias restrições de investimentos.

A recente divulgação dos IGC 2010 das instituições brasileiras revela que a UFRB obteve o índice na faixa 4 (quatro), confirmando a nossa expectativa. Essa certeza resulta do esforço coletivo da nossa comunidade acadêmica, permitindo que a UFRB, nestes seis anos de existência, implantasse uma série de medidas para qualificar continuamente os serviços públicos que presta. Sempre tivemos como foco a busca da excelência e do desenvolvimento social, científico e cultural. A cada dia, uma pequena conquista, que se junta a outras, possibilita ações gradativas, tendo em vista a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na UFRB.
Paulo Gabriel Soledade Nacif - Reitor da UFRB
Fonte: UFRB (Agência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário