quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ITABUNA ENFRENTA NOVO SURTO DE DENGUE. MUNICÍPIO DESPERDIÇA LARVICIDA

SÃO 571 CASOS DA DOENÇA EM DOIS MESES
- POPULAÇÃO DEVE REDOBRAR ATENÇÃO CONTRA MOSQUITO

Dengue avança novamente em Itabuna.

Um simples cálculo revela como está perdida a coordenação municipal de combate à dengue em Itabuna. Sandovaldo Menezes, por meio de comunicação oficial, diz que o município precisa de 150 quilos de larvicida Diflubenzuron por ciclo de visitação domiciliar. Na verdade, Itabuna gasta uma média de 131 quilos do larvicida por ciclo, cerca de 50% acima da média nacional. Em bom português, desperdício.

São seis ciclos por ano e cada um deles tem duração de dois meses. Acontece que até o início de novembro o município havia gasto apenas 655 quilos do produto em cinco ciclos, quantidade acima do indicado pelo Ministério da Saúde para que não se cause problemas ambientais nem o mosquito adquira resistência ao larvicida.

Técnicos do governo federal supervisionaram os trabalhos de combate à dengue em Itabuna na semana passada e na segunda (26). Descobriram diversas irregularidades cometidas pela prefeitura de Itabuna. A Secretaria de Saúde recorreu a métodos primitivos para aplicação de fumacê com a instalação de máquinas costais em carros e borrifação em horários não recomendados.

Houve grande desperdício de dinheiro e de produto usado no combate ao mosquito, conforme descrição feita por técnicos ao secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, durante reunião na Sétima Dires, na última segunda (26). O desperdício e as irregularidades foram comprovados por meio de relatórios e vídeo feito por supervisores do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário