quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sargento da PM suspeito de matar 2 funcionários da 3ª Ciretran e cometer suicídio


A tragédia aconteceu, nesta manhã (29), no interior do veiculo Cerato, da Kia, placa NYQ-8396, quando os examinadores de provas de rua da Ciretran, Luis Eugenio Teixeira dos Santos, 57 anos e Maria das Graças Costa Veiga, conhecida como Gal do Detran e o sargento Amarildo Novais, coordenador do setor de Habilitação da Ciretran foram baleados no interior do veiculo. Sendo que, Luis Eugenio e Gal morreram no interior do carro com tiros na cabeça, enquanto o sargento Novais chegou a ser socorrido com um tiro na cabeça para o Hospital geral Cleriston Andrade (HGCA).



VERSÕES DA TRAGÉDIA


A primeira versão da tragédia foi identificada através de um soldado do Corpo de Bombeiro, que não quis ser identificado afirmou que Novais chegou a um veiculo Golf acompanhado com Maria das Graças, desceram do veiculo, e seguiram até o carro de Luis Eugenio. Nesse tempo, o soldado foi até o sargento Novais, cumprimentou (batendo continência), depois o mesmo seguiu para a área interna do Corpo de Bombeiro, minutos depois ouviu os estampidos, e quando chegou, Luis e Gal estavam mortos dentro do veiculo e Novais caído próximo do veiculo.





Uma equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiro, inclusive o soldado, que conta essa versão ajudou no socorro do sargento Novais. Segundo ainda essa hipótese, primeiro Novais atirou na testa de Gal, nesse momento, Luis tentou sair do veiculo mais foi alvejado com dois tiros na cabeça e em seguida, Novais atirou contra a sua cabeça.



A outra versão, é que existe uma quarta pessoa, onde teria efetuado os disparos contra as vitima, e o sargento tentou reagir sacando a sua pistola, mais foi alvejado na cabeça.







Invfestigadores da Polícia Civil juntamente com peritos do Departamento de Polícia Tecnica (DPT) compareceram ao local do crime, realizaram o levantamento cadavérico das duas vitima, que se encontravam no interior do veiculo Cerato.




A ARMA



Os peritos encontraram uma pistola calibre 380, supostamente do Sargento Novais no interior do veiculo, onde a mesma estava com poucas munições no carregador. Também os peritos recolheram vários objetos encontrados no veiculo e nas bolsas das vitima, como: carimbos; anotações; agendas. Todos esses materiais foram encaminhados para fazer uma pericia, para ajudar na elucidação da tragédia.




MOTIVAÇÂO



Funcionários da Ciretran e colegas policiais do sargento Novais comentam que a única coisa que pode ter levado a esse acontecimento, é o fato de que nessa semana foi divulgado nos veículos de comunicações da cidade, que existia um grupo de fiscal do Detran, que estava investigando várias denuncias de irregularidades em diversos setores do órgão como: Exame de Rua; Setor de Habilitação; Vistorias de Veículos; Nas Emplacadoras e também em várias Autos Escolas.




O jornal Folha do Estado publicou na edição do último dia 28 uma matéria informando das irregularidades que estavam acontecendo na CIRETRAN.




A MATÉRIA



Há mais de 20 dias uma equipe designada pelo diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Maurício Botelho, está em Feira de Santana investigando denúncias de falsificação de documentos e estelionato na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Cerca de dez servidores da sede do Detran foram distribuídos em diversos setores para iniciar a fiscalização.




De acordo com o interventor da Ciretran, Oswaldo Mota Moura, os pontos mais críticos são os exames de rua e as vistorias, de onde um servidor foi exonerado e outros foram remanejados. “As denúncias de que alguns candidatos à 1ª habilitação tiveram suas aprovações facilitadas por funcionários chegaram à sede, em Salvador. Para coibir a prática, houve o remanejamento de servidores e inclusão de novos examinadores”, afirmou Oswaldo.




O interventor também falou sobre o motivo de o diretor geral enviar a equipe para a investigação. “Maurício Botelho ficou preocupado com a imagem da Ciretran, dos servidores e também com o atendimento ao público geral. Ele designou uma equipe para investigar os setores que estão sob suspeita de irregularidades dentro da 3ª Ciretran, visto que as denúncias de falsificação de documentos e estelionato são graves e ferem a imagem da instituição”, contou preocupado.



Por conta dos atos irregulares constatados pela equipe de investigação, e para garantir a moralidade pública, sete funcionários já foram afastados dos cargos. “O nome do órgão é ferido com estas irregularidades, mas já estamos adotando medidas para apurá-los, através de processos administrativos e de sindicância. Todos os envolvidos serão punidos e arcarão com a sua responsabilidade”, garantiu.



Os nomes dos envolvidos são mantidos em sigilo, para não atrapalhar as investigações, que ainda estão em andamento. “Enquanto houver necessidade de continuarmos com a investigação, continuaremos por aqui. Nosso objetivo é deixar a Ciretran de cara nova e limpa.”, finalizou


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário