sábado, 28 de janeiro de 2012

A DEMOCRACIA E O DESVIRTUAMENTO DO PODER QUE EMANA DO POVO



A Democracia é a expressão da vontade do povo, ou seja, o poder que emana do povo e que deve se orientar e governar para o povo. Esse é um dos mais básicos conceitos para a tão falada DEMOCRACIA.

Ocorre que, o povo elege seus representantes para que legislem em prol do povo que o elegeu. Ou seja, o representante deve seguir e fazer valer a vontade emanada do povo.

No caso do Legislativo, o Vereador, o Deputado e o Senador são eleitos para a representação popular e a feitura de leis a nível Municipal, Estadual e Federal, e que alcancem seus objetivos, quais sejam, leis que possibilitem ao povo um bom e esperado funcionamento da máquina estatal.

O que percebemos na atualidade é um desvirtuamento desse modelo “democrático” onde o eleito além de não representar o povo, ainda legisla na maioria das vezes, em causa própria ou interesses de grupos dominantes.

O representante investido no cargo, função ou atribuição sente-se dono do Poder, e se esquece que representa o povo. Esquece-se que foi colocado, eleito, indicado pelo povo, e eu ele é um representante, e não, o dono da função, cargo ou atribuição.

Precisamos pensar a respeito disso para que nossos anseios e representantes realmente nos representem e se sintam como tal, pois, como está não pode ficar.

Faz- se necessário que os representantes se lembrem que não são os donos do poder, mas, que representam o povo, e isso significa a real Democracia. Qualquer outra forma na qual o representante queira se perpetuar no poder é absurda e acaba por se transformar em Dinastia, Tirania ou Ditadura.

A mudança é salutar. Pensamentos diferentes, novos projetos, novas cabeças e nova maneira de atuação. Pelo menos, temos de tentar e acreditar nas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário