quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Prova de poder: deus no céu e a corrupção no Brasil

 Por Elenito Elias da Costa e Acimelly Raiza de Araújo

PUBLICIDADE

Introdução

O Brasil, mas uma vez recebeu gratuitamente através da Revista Piauí, mais uma de suas preciosas pedra que demonstra com clarividência a existência de uma sociedade de néscios que o habita.

A academia nos ensina que a Constituição Federal do Brasil é a carta magna que dirime cidadania, direitos e obrigações, e que os poderes constituídos eram o Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, acredito que deverá ser criando uma LC (Lei Complementar), para exarar outros poderes.

Declino-me a pesquisar o conceito de PODER, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, Larousse Cultural, Editora Universo:

"Poder: v.t (conj.36). 1.Ter a faculdade de. 2 Ter permissão para. 3.Ser capaz de. 4.Ter força para. 5.Ter o direito, o motivo, a razão de. 6. Ter força, influência e autoridade."

Talvez possamos ficar estarrecido com a leitura do escopo da reportagem inserida na revista citada, mas, devemos no mínimo, procurar contextualizar e entender, por que de tal procedimento e a utilização de palavras esdrúxulas e de conceito no mínimo inapropriadas.

Presumo que o Dr. Ricardo Teixeira, tenha a absoluta certeza que a Revista denominada de Piauí, não teria leitores em número quantitativos que pudessem ler sua entrevista, já que seu título deriva de um estado do nordeste que alguns olham de modalidade diferente.

O que nos chama mais atenção é a presumível coligação que o mesmo faz de sua parceria com a Rede Globo, fazendo menção da importância da informação se não veicular naquela emissora de televisão.

Nesse hiato temporal não se tem notícia da afirmativa ou não da citada emissora quanto á veracidade exarada na reportagem.

O emprego de palavras inadequadas nos positiva a pensar dessa modalidade, já que, o Artigo 5º, da nossa existente Carta Magna tem sido transgredido permanentemente.

Tomo a liberdade em pensar quais os reais motivos que essa geração tem em ser um atleta de futebol, um dirigente, ou um simples torcedor que se integra nas torcidas organizadas e tem estanho comportamento.

Causa dissabor pensar sobre as Olimpíadas, a Copa do Mundo no Brasil, diante de tal comportamento.

Merece no mínimo uma reflexa sobre as licitações das obras que hão de possibilitar a execução desses eventos esportivos, quando comparamos com investimentos em educação, saúde e infra-estrutura, inseridas no PAC 1, PAC 2, e demais obras.

E aprendemos que o esporte educa.

No Brasil a corrupção atinge a números alarmantes, atingindo á todas as classe e todas as esferas, principalmente a classe mais favorecida, inclusive com a inserção de partidos políticos, com ampla defesa dos acusados, e lamentavelmente sabemos que não resultará em nenhuma punição, pois os envolvidos participam dos poderes constituídos e dominantes.

Como sabemos que os néscios brasileiros tem memória curta, pífia educação, e são controlados com facilidade, pela sua passividade débil e covarde, agregado a seus valores individuais, éticos, morais, culturais caráter, personalidade, cidadania, conhecimentos ecléticos de obrigações e direitos, não haverá nenhuma punição.

No Brasil a solução mais apurada é a mobilização social, mas isso depende da qualidade da massa popular, pois sabemos que é lúdica, ilusória e inexistente.

Na Inglaterra um grupo de comunicação que tinha procedimento inadequado para obtenção de suas notícias, foi flagrado e responde a inquérito policial, onde todos os envolvidos terão a proporcionalidade de sua pena de conformidade com os preceitos legais vigentes, e convém salientar que o grupo pertence a um dos maiores milionários do segmento econômico, e o julgamento se procede com certa rapidez e transparência.

"O julgamento é norteado pela legislação do fato, independentemente do poder econômico, político e social dos envolvidos."

Na China dois diretores da China Móbile, a maior companhia de telefonia, foram condenados a morte por corrupção, com privação de seus direitos políticos e o confisco de todos os seus ativos pessoas, um deles poderá ter sua pena comutada á prisão perpétua, porque todo o dinheiro do suborno foi recuperado.

Acredito que mesmo o leitor do referido artigo, talvez, mesmo desprovido de seleta educação e cultura, depure os fatos e reflita que o problema do Brasil, pode ser o Sistema que envolve a todos, de tal forma que torna secundário pensar sobre educação, saúde, infra-estrutura, economia, estabilidade, empregabilidade, social, ambiental e demais.

Transparência

Se por alguns minutos pensarmos sobre as Demonstrações Contábeis e Financeiras das empresas que vão participar das licitações, dos procedimentos relativos ao Controle Interno desses feitos, da qualidade e segurança dessas obras, da necessidade rápida de suas realizações, da fragilidade educacional e cultural de nossos trabalhadores, da interpretação do significado do Capital Especulativo sem nenhuma responsabilidade social ou mesmo ambiental, acredito que essa reflexão deva merecer um estudo mais profundo.

Mesmo sabendo que alguns hão de defender que o mais importante é a entrada desse Capital, com aporte de dinheiro público, com obras faraônicas que após evento, deixarão um fosso de desconfiança.

Há também aqueles que defendem que o mais importante é o Brasil ser o campeão dessa copa em casa, em contrapartida a copa também aqui realizada anteriormente.

Outros levantarão a bandeira que as oportunidades de minorar os agravos sociais são oportunamente únicas, e isso, é suficiente.

É realmente preocupante a oportunidade que governos estão perdendo por não se posicionar de modalidade coerente, mesmo aqueles que buscam gerir se perdem em seu próprio seio, a gula é tamanha que atrapalha o próprio partido.

Até quando a sociedade brasileira vai suportar esse devaneio, pois sabemos que os poderes constituídos estão minados em todas as suas estâncias, e qualquer bandeira que se busca levantar é mera especulação pirotécnica, lúdica, fantasiosa, marketing, política, e ilusória.

"Mudança só se torna constante e eficiente quando há o envolvimento de todas as classes sociais, inclusive a classe F."

Talvez, devemos nos perguntar:

"Por que a corrupção é tão abrangente no Brasil, que impede governos em todas as esferas de executar seu programa e isso eleva a ausência de credibilidade nos sistema e nos eleitos?

Será que a ausência de valores individuais motivada por uma pífia educação deprecia qualquer base estrutural que objetiva a busca da estabilidade econômica que almejamos?

Será que algum brasileiro acredita que exista possibilidade de mudança?

Quais os valores individuais que você está educando seu rebento?

Será que você acredita que o Brasil, representa uma nação, alienada, conduzida e controlada por um grupo de vivaldinos?

Controle Interno

O sistema de controle interno deriva da necessidade de proceder a mudanças que possam ser implementada na busca de melhorias contínuas que possam traduzir a excelência do sistema.

Representa uma necessidade que se busca obter, mas de difícil operacionalização, já que muitos desejam obter, mas poucos conseguem tamanha proeza, haja vista que seu alcance está diretamente ligado a capacitação e qualificação dos pretendentes.

A existência de Controle Interno se torna eficiente e eficaz quando a sociedade acredita na existência de valores, licitude e honradez dos poderes constituídos se apresentando de modalidade rápida e transparente.

No Brasil segundo Banco Central, se obriga a elevar os JUROS, para conter a progressão da INFLAÇÃO, que por sua vez é motivada pelo aquecimento do consumo derivada da existência da poupança e renda da sociedade, oriunda do arrefecimento econômico, com uma visão penetrante da variação cambial. Nessa visão a sociedade brasileira paga um JURO abusivo para remunerar através de ágio os títulos públicos negociados com investidores estrangeiros e isso tende a inibir o crescimento do PIB.

As empresas elaborão seus Demonstrativos Contábeis e Financeiros, operacionalizados por profissionais que aplicam as Normas Internacionais de Contabilidade, ratificados por Auditores, revisados por Órgãos competentes, e publicados para fins de Controle Interno e Transparência.

Com a frágil capacitação e qualificação que envolve determinados profissionais inseridos nessa seara, e conhecedor do potencial dos gestores, empreendedores, executivos e demais que compartilham suas estratégias e ações na busca de conter os impactos de custos e despesas, como podemos acreditar que essa tipificação norteia esses profissionais.

Diagnóstico Empresarial

Qualquer empreendimento de qualquer tamanho e atividade econômica se faz necessário a apresentação de um Diagnóstico Empresarial, que demonstre o mínimo de credibilidade em seus anais.

E esse Diagnóstico Empresarial deve ser implementado periodicamente a fim de exarar essa credibilidade.

PES " Planejamento Estratégico Sustentável

Qualquer empreendimento de qualquer tamanho e atividade econômica se faz necessário a elaboração de um PES " Planejamento Estratégico Sustentável, executado para fins de comparação com os Demonstrativos Contábeis e Financeiros.

Inserido no PES os demais planejamentos necessários para possibilitar a sustentabilidade e continuidade do empreendimento, assistidos por profissionais com capacitação e qualificação globalizada.

Cenário Econômico

O Cenário Econômico mundial se apresenta com oscilações e volatilidades decorrentes de incertezas e dúvidas, mas como profissionais devemos nos preparar para uma situação anômala e merecedora de observações focadas, haja vista a importância da globalização.

Em nosso cenário doméstico, temos uma janela aberta para investidores, que hão de interceder na busca de conter os agravos sociais, mas devemos antever que as oportunidades existentes só se configurarão se tivermos um planejamento que visualize os fatos após esse aquecimento presumível.

Conclusão

Em consonância ao tema do referido artigo podemos concluir que a existência do PODER, seja religioso ou derivado da CORRUPÇÃO, dependem da sociedade qualificada e consciente de que o SISTEMA requer a existência de valores para que possamos obter transparência, controle interno, diagnóstico empresarial, PES - Planejamento Estratégico Sustentável, que traduza o Cenário Econômico e que possa satisfazer a esperança dessa população carente, sofrida, miserável e ainda existente.

O leitor deve se sensibilizar diante da temática do referido tema em sincronia racional com os eventos que hão de suceder nesse novo cenário econômico que se apresenta.

Dante dos fatos elencados, a elaboração de uma reflexão sobre fatos que hão de comprometer a flexibilidade do planejamento empresarial, hoje, inexorávelmente verossímil

Nenhum comentário:

Postar um comentário