sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Taxa de homicídios cai pela 1ª vez em 10 anos

A Bahia registra a primeira redução na taxa de homicídios após dez anos de crescimento dos crimes contra a vida. De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentados nesta quinta-feira (26), no auditório do Ministério Público, houve diminuição de 5,5% no número de assassinatos em 2011, em comparação a 2010.





Em Salvador, o índice apresentou queda de 6,8%, enquanto que na região metropolitana o decréscimo foi de 2,1%. Os bairros da capital com maior redução foram Nordeste de Amaralina, 46,8%; Brotas, 24,4%; Boca do Rio, 22%; e Periperi, 16,2. Na RMS a maior redução foi registrada em São Sebastião do Passé, 40%; seguido de Itaparica, 33%; e Simões Filho, 20%.



As cidades do interior que apresentaram menor índice foram Vitória da Conquista, com redução de 39,8%, e Eunapólis, com menos 29,6%. A previsão para 2012 é que haja uma queda estimada em 6% nos índices de homicídios dolosos em toda Bahia.



Pacto pela Vida



Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, os resultados se devem ao Programa Pacto pela Vida, que, por meio de ações integradas com outros órgãos estaduais, criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Além disso, foram implantadas cinco bases comunitárias nos bairros com maior índice de criminalidade, sendo três na região do Nordeste de Amaralina, uma no Calabar e outra em Fazenda Coutos.



Este ano, ainda de acordo com as informações do secretário Maurício Barbosa, o governo baiano também lançou o Viver sem Drogas, por meio de um conjunto de ações voltadas para a prevenção e combate ao uso e tráfico de drogas, especialmente, do crack.



“A minha avaliação dos dados apresentados é extremamente positiva. É o começo de um processo e o que queremos é chegar ao nosso objetivo, que é a redução dos crimes violentos letais. Esse é o foco de nossa preocupação. Registramos uma queda de 5,5% no número de assassinatos e estabelecemos uma meta para 2012 de 6%”, ressaltou o governador Jaques Wagner. Ele também se reuniu com o comitê executivo do Pacto pela Vida, para avaliar o primeiro ano do programa.



Além do decréscimo na taxa de homicídios, no ano de 2011 foi registrada também diminuição nos casos de roubos a residências (4,5%) e assaltos a transeuntes (1,7%). Os furtos de veículos seguiram a mesma linha de redução. Foram 3.530 no ano passado, contra 3.951 casos em 2010.



De acordo com os dados apresentados da SSP/BA, as ocorrências contra instituições financeiras tiveram uma redução de 12,1%. “Mais do que números, tivemos 180 prisões de assaltantes a bancos, desarticulando 31 quadrilhas”, afirmou o secretário Maurício Barbosa.



Ele enfatizou que ainda foi criada uma força-tarefa com incremento de 50% no efetivo policial para atuar nesta área. “Estamos adotando medidas mais eficazes contra esses crimes e os resultados foram mostrados já em 2011”, disse Maurício Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário