segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Policiais do Rio de Janeiro se organizam para greve que será iniciada uma semana antes do Carnaval

Sul Fluminense
Oficiais da região já estão se preparando para uma possível greve geral, caso  as solicitações de melhoria no trabalho não sejam atendidas. Policiais  militares, civis e bombeiros de Barra do Piraí se reuniram na noite de ontem  numa assembleia, no Royal Clube, para discutir as propostas da categoria para  melhoria no trabalho. Na manhã de hoje, um “buzinaço” foi realizado nas ruas do  Centro.
A assembleia, segundo os organizadores, contou com cerca de 250  oficiais, além da participação de uma comissão de policiais do Rio de Janeiro.  Eles decidiram que, caso não haja acordo com resposta positiva do governado do  estado, a greve será iniciada à meia-noite de quinta-feira – uma semana antes do  Carnaval.
Já em Volta Redonda a última assembleia será no dia 9, na sede  do Sindicato dos Metalúrgicos, no Retiro. O horário ainda não foi divulgado. Os  policiais civis também se reunirão numa assembleia no dia 8, no Rio de  Janeiro. De acordo com os policiais, se houver greve, 70% do efetivo vai  parar em todo o estado – também os policiais lotados nas UPPs (Unidades de  Polícia Pacificadoras).
No domingo, uma manifestação reuniu na Praia de  Copacabana, no Rio de Janeiro, conforme os organizadores, cerca de 20 mil  pessoas e contou com a presença de centenas de policiais da região. As  mobilizações na cidade estão ocorrendo desde o dia 14, quando houve a primeira  assembleia, que contou com a presença de cerca de 300 oficiais, também de acordo  com a organização.
As mobilizações estão ocorrendo também pela internet,  por meio de redes sociais e blogs. Além disso, panfletos foram distribuídos.  Eles explicam que apesar de o Estado do Rio de Janeiro ser o segundo estado do  país em arrecadação do PIB (Produto Interno Bruto), com 11,3%, o salário dos  policiais está em 27º lugar, com o valor de R$ 1031,38. Entre  as reivindicações, estão a base salarial de R$ 3 mil, jornada de  trabalho de 40 horas semanais e auxílio transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário