terça-feira, 3 de abril de 2012

Ano de eleição: seu voto decidirá os rumos da sua cidade


Toda eleição municipal é muito agitada e a disputa acirrada, afinal, o cargo de chefia está sendo almejado por muitos. O executivo municipal é representado pelo prefeito e vice-prefeito, ambos desenvolvem o responsável papel de administrar o município com idoneidade e princípios de igualdade. Em 2012 haverá novas eleições e a expectativa é de que a população vote com maior cuidado e desenvolva melhor o processo democrático. Embora sejam muitos candidatos, sobretudo, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras, apenas um governa o município.

Desde 2004 a lei de responsabilidade fiscal tem se tornado mais intensa e a responsabilidade do chefe do executivo tem aumentado significativamente. A distribuição dos recursos dos municípios deverá ser feitos de acordo às leis que regulamentam a administração pública. Você terá a chance de escolher candidatos para prefeito nas Eleições 2012 que estejam em conformidade com a lei da ficha limpa e que não possuem nenhuma marca de vida pregressa. Será necessário que todas as propostas sejam muito bem relacionadas e depois escolhidas, isso ajudará a escolhermos candidatos mais preparados e que causem menos prejuízo aos cofres públicos. A vida das pessoas de um determinado município dependerá e muito da escolha que estes fizerem nas eleições.

Nestas disputas para o executivo em 2012 pode-se inferir e muito questões politico-partidaristas, onde alianças e conchavos políticos tentem desfocar o real sentido da democracia. Cada eleitor deve ser antes de tudo um bom cidadão e manter-se sempre alerta às propostas que ponham em cheque a integridade do candidato. A recomendação do Tribunal Superior Eleitoral é de que cada cidadão seja um fiscal e busque pesquisar os seus candidatos. Atualmente existem os recursos, no próprio site do TSE, que demonstram a ficha do candidato. Caso tenha, de fato, o interesse de pesquisar melhor, basta acessar o site.

Outro detalhe fundamental nestas eleições para prefeitos em 2012 será a prestação de contas de cada candidato, haja à vista, que às famosas doações não declaradas pode ser uma forma de lavar dinheiro público. Esteja sempre focado em quanto o seu candidato está gastando, de acordo o que declarou. Não se esqueça de que a mercantilização do voto é crime e dá cadeia! O cronograma das eleições prossegue de acordo divulgado pelo TSE. Dia 7 de outubro ocorrerá o primeiro turno e dia 28 o segundo. Vale lembrar que todos os candidatos eleitos na Eleição 2012 serão diplomados dia 19 de dezembro. Será primordial que cada eleitor seja um bom fiscalizador e esteja atento ao cronograma. Inclusive aqueles que não estão em seu domicílio eleitoral deverão justificar o seu voto.

Para consultar os dados de quantos candidatos haverá em seu município e quais os valores declarados por estes, basta acessarem o site do TSE e consultar todos os perfis. Um dos estados mais pobres da federação, o Acre, está com um excelente projeto gerido pelo TSE, que é o curso preparatório para o Executivo e Legislativo. Todos os candidatos recebem o curso e chegam à administração bem preparados. Este mesmo modelo de curso deveria ser estendido para todo o país. Com esta atitude torna-se mais fácil explicar às leis que estão no âmbito da administração pública.

Não se esqueçam de escolher bem o seu candidato a prefeito em 2012 e estar sempre atento para não ficar de fora deste momento tão importante na democracia brasileira. São mais de cinco mil e quinhentos prefeitos nestas eleições de 2012. Entre estes está o prefeito de seu município, talvez, o que você votou e com isso ajudou a consolidar o processo democrático de eleições no país

Nenhum comentário:

Postar um comentário