quarta-feira, 25 de abril de 2012

Jovens são encontrados mortos no rio ...

Fim do mistério sobre o paradeiro dos jovens universitários desaparecidos na BR- 101. Equipes de buscas da Polícia Militar de Teixeira de Freitas encontraram, na noite de ontem, o carro que levava o grupo capixaba desaparecido há quatro dias.

De acordo com informações do capitão Anilton Almeida do 13º Batalhão de Teixeira de Freitas, o carro de modelo Punto, placa OBC - 9685, foi encontrado submerso no Rio Mucuri, na cidade baiana do mesmo nome, e o corpo de um deles, do lado de fora do veículo. A hipótese de acidente é a mais forte, segundo a polícia. O carro teria despencado de uma região montanhosa de difícil acesso.

A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Ivanildo Silva, do Batalhão Especial da Mata Atlântica. A área do local do suposto acidente foi isolada e integrantes do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas trabalharam durante a noite no resgate. “A polícia técnica vai avaliar se houve um acidente ou não”, disse o tenente-coronel.

Segundo revelou o tenente, teria sido identificado o corpo do jovem projetado para para fora do carro. Até o fechamento desta edição, os outros corpos ainda estavam no rio, prestes a sertem resgatados.
Os familiares dos jovens foram avisados. O carro encontrado estava a quase 3 km da divisa entre Bahia e Espírito Santo. Segundo a delegacia de Mucuri, o veículo encontrava-se debaixo de uma ponte que passa sobre o rio do município. O mau cheiro no local atraiu muitas pessoas, muitas das quais utilizaram celulares para chamar a polícia.
Bahia e Espírito Santo disponibilizaram dois helicópteros para ajudar nas buscas no percurso que os jovens teriam realizado, desde São Mateus até o município de Prado, no extremo sul da Bahia.
Na manhã de ontem, a Secretaria de Segurança do Espírito Santo chegou a anunciar que um carro igual ao dos universitários teria sido encontrado na BR-418, trecho da Bahia, com cinco vítimas. A notícia foi desmentida pelo delgado Danilo Bahinense depois de sobrevoar a região.
Eles saíram do Espírito Santo, na última sexta-feira, com destino à cidade de Prado, no extremo Sul da Bahia e desde então os familiares não tiveram mais notícias.
INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS - A Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo chegou a divulgar, no final da manhã desta terça-feira, que um veículo com as mesmas características do carro em que estavam os cinco jovens teria sido encontrado, no povoado de Bela Vista, entre Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, e a cidade de Teixeira de Freitas, porém, o delegado Danilo Bahiense, à frente das investigações, disse que a informação não se confirmou.
Viaturas da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a ser deslocadas para a região para providenciar o resgate. Um helicóptero da Polícia Militar saiu do Espírito Santo com destino à Bahia para auxiliar nas buscas, numa área de 700 km quadrados.
SUMIÇO - Os jovens Amanda Oliveira, 22 anos, Izadora Ribeiro, 21, Marllonn Amaral, 21, Rosaflor Oliveira, 24, e André Galão, 28, deixaram o município de São Mateus, às 19h da última sexta-feira.

Eles estavam em um Fiat Punto de cor bege, placas ODC 6985. O ultimo contato com a família foi feito às 19h30 de sexta-feira e eles teriam sido vistos, às 20h30, em um posto de combustíveis, no distrito de Itabatã, em Mucuri, a caminho de Prado. De acordo com a polícia, os celulares dos cinco jovens pararam de funcionar quase simultaneamente.
A viagem deveria durar aproximadamente três horas, o que despertou a preocupação dos pais de Izadora, que resolveram fazer o trajeto contrário da viagem à procura dos jovens. Como não encontraram, procuraram a polícia em São Mateus para informar o desaparecimento.
Dor dos pais de desaparecidos comove
A informação da localização do carro dos universitários desaparecidos no Sul da Bahia foi recebida com comoção por mais de 50 pessoas que se concentraram na porta da Delegacia de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, por volta das 20h50 desta terça-feira (24).

Familiares saíram da sala do delegado aos prantos e, abalados, os pais dos jovens se recusaram a falar com a imprensa. Segundo a polícia da Bahia, o corpo de um dos jovens foi resgatado do lado de fora do veículo. Segundo o amigo dos jovens Bruno Hortelã, o clima na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estava pesado. “Ninguém conseguia ir para a aula.

Íamos para a delegacia fazer vigília”, disse. Evelin Trevisan contou que, depois do boato, estavam felizes com as buscas renovadas. O também amigo Eduardo Santos contou que os universitários devem fazer uma homenagem aos jovens em São Mateus.
Mãe de vítima acreditava em vingança
Ainda na tarde de ontem, a mãe de Izadora Ribeiro, uma das vítimas do suposto acidente, revelou que acreditava em vingança, mas não esclareceu para os jornalistas quais seriam os motivos.
Os familiares dos jovens estavam ontem na cidade de São Mateus e prestaram depoimento pela manhã. Segundo o delegado Janderson Lube, pelo menos sete pessoas já foram ouvidas desde a segunda-feira. Ao contrário da esposa, o pai de Izadora acreditava na possibilidade de alguém de Prado ter a intenção de fazer algum mal à filha. “Nada sei a respeito de ex-namorado dela na cidade. Ela era uma pessoa muito querida”, ressaltou.
O atual namorado de Izadora, Wagner Buffon, de 30 anos, também prestou depoimento. “Ninguém tinha motivo para fazer nada com ela. Era uma menina jovem, com tudo pela frente”, afirmou.
Num programa televisivo que foi ao ar na manhã de ontem, Doralice Ribeiro Santos Oliveira, mãe de Izadora, revelou que existe uma possibilidade de crime de vingança contra eles, mas não quis dar detalhes do caso e afirmou que “a polícia está ciente de todos os detalhes para seguir a investigação”.
Doralice é de Prado e está em São Mateus aguardando o resultado das buscas no rio Mucuri. (MV)
Estrada é perigosa
Em Salvador, a delegada Juceli Rodrigues, titular da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), que cuida de casos de desaparecimentos, disse que em episódios como este, o desligamento dos celulares dificulta ainda mais as buscas. “Com os aparelhos ligados, é possível localizar através de um sistema via satélite”, diz.
A unidade policial inaugurada em 1° de março registrou só em seu primeiro mês de atuação 60 ocorrências, sendo 61 desaparecidos. “A maioria é pessoas com problemas mentais ou jovens revoltados que querem chamar a atenção dos pais”, diz.
De acordo com Mércia Oliveira, chefe do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal, agentes realizaram uma varredura por toda região e as primeiras buscas não apontam para um acidente automobilístico.
Apesar da falta de indícios, a policial ressalta que "a BR-101 é, proporcionalmente, a estrada mais perigosa do estado.

A BR-324 registra o maior número de acidentes porque tem o maior fluxo, porém, a BR-101 é a que mais registra acidentes devido às curvas sinuosas. É muito fácil perder o controle do veículo neste trecho”, ressalta. Moradores da BR-101 alertam para uma região conhecida como trecho da morte. No local, em ambos os lados, há cruzes brancas, sinalizando a quantidade de acidentes ocorridos.

“O problema deste trecho é que muita gente pensa que a estrada é reta, mas logo na frente há uma descida com uma curva muito fechada. Sem contar que não há nenhum tipo de sinalização”, afirmou um motorista.

Não há rios e lagos próximos, porém a estrada é cercada por precipícios, o que pode ser fatal em caso de capotamento. Segundo Mércia Oliveira, a possibilidade de acidente não pode ser descartada. “A região é cercada de muita mata, o que pode estar dificultando o resgate, caso tenha havido acidente”, lembra. ...   (        http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=113108  )   ....     Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário