sábado, 4 de agosto de 2012

Brasil decide se continuará ou não mergulhado em um mar de corrupção ...

O Supremo Tribunal do Brasil começou nesta semana a julgar as 38 personalidades da política, dos bancos e do mundo empresarial acusadas em um escândalo de corrupção em 2005 que fez cambalear o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e decapitou o governante Partido dos Trabalhadores (PT). Os processados faziam parte, nas palavras do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, do "mais ousado e escandaloso esquema de corrupção e desvio de dinheiro público da história do Brasil". Gurgel enviou ao Supremo 44.265 páginas repletas do que considera "provas documentais" para solicitar a abertura do julgamento. O interesse despertado é máximo, tanto que as audiências serão transmitidas pela televisão.

Julgamento do mensalão

Foto 94 de 130 - 3.ago.2012 - Manifestantes montaram uma instalação em frente ao prédio do Supremo, pedindo a punição dos acusados no escândalo do mensalão. Será realizado nesta sexta-feira (3) o segundo dia de julgamento,que deve começar com a palavra da acusação, o procurador-geral Roberto Gurgel Mais Roberto Jayme/UOL
O que se julga é um escândalo político-financeiro batizado de "mensalão". O caso foi revelado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, outro dos acusados e atual presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que em junho de 2005 divulgou que o PT lhe havia pago R$ 4 milhões pelo apoio de sua formação ao governo.

OS ACUSADOS

  • O STF julga 38 réus acusados de envolvimento no suposto esquema do mensalão; veja quem são
A polícia sustenta que através dessa trama foram desviados cerca de 35 milhões de euros e que o dinheiro era público, procedente do Banco do Brasil, e não de empresas privadas que houvessem financiado ilegalmente o partido, como alegam os advogados dos acusados.
Segundo vários analistas, do resultado da sentença pode depender o futuro do Brasil, ou, como escreveu o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pode representar uma mudança "na cultura do país". Cardoso indica que uma condenação dos acusados, ou pelo menos dos mais importantes e representativos - entre eles toda a antiga cúpula do governante Partido dos Trabalhadores -, colocará um ponto final na cultura da corrupção e da impunidade política que aflige o país.
Caso contrário, a absolvição enviaria à sociedade a mensagem de que em política vale tudo, inclusive apoderar-se de milhões procedentes dos cofres públicos para comprar votos no Congresso. O caso se refere às denúncias sobre um suposto esquema ilegal para financiar a campanha que levou Lula à presidência, que depois teria sido mantido para subornar dezenas de deputados e comprar seus votos a favor do governo, que tomou posse em 1º de janeiro de 2003 sem maioria parlamentar. A ata de acusação inclui todos os pecados típicos da corrupção: formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e fraude. ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário