sábado, 23 de fevereiro de 2013

Líder católico britânico defende casamento de padres ..


O cardeal Keith O'Brien, mais alto representante da Igreja Católica na Grã-Bretanha, disse nesta sexta-feira que padres deveriam poder se casar.
'No meu tempo não havia escolha e você não pensava muito sobre isso, era parte de ser padre', disse o cardeal, em entrevista à BBC na Escócia.
'Eu ficaria muito feliz se outros tivessem a oportunidade de refletir sobre se poderiam ou gostariam de se casar.'
'É um mundo livre, e percebi que muitos padres acham muito difícil lidar com o celibato e sentem necessidade de uma companhia, de uma mulher, com quem possam se casar e criar uma família.'
O'Brien, que participa do conclave que irá escolher o substituto do papa Bento 16, no próximo mês, disse que algumas questões, como aborto e eutanásia, são 'crenças dogmáticas básicas',de 'origem divina', que a Igreja jamais poderá aceitar.
No entanto, o cardeal, que é líder da Igreja Católica na Escócia, disse que estaria dentro da esfera de ação do novo papa analisar se a instituição deveria mudar sua posição em relação a outras questões, que não são de origem divina.
'Por exemplo, o celibato do clero, se padres podem se casar - Jesus não disse isso', observa o cardeal.
'Houve um tempo em que padres se casavam, e obviamente nós sabemos que atualmente, em alguns ramos da Igreja, padres podem se casar. Então isso obviamente não tem origem divina e poderia voltar a ser discutido.'
Papa
O'Brien falou de sua surpresa com a renúncia de Bento 16 - que anunciou que irá deixar o posto em 28 de fevereiro.
O cardeal disse acreditar que pode ser a hora de um pontífice mais jovem e originário do mundo em desenvolvimento, onde a fé católica está prosperando'Eu estaria aberto a um papa de qualquer lugar caso pense que é o homem certo, seja da Europa, da Ásia, da África ou de qualquer outro lugar', disse.
'É algo sobre o que os cardeais devem pensar seriamente, ter um papa da Europa por tanto tempo - centenas de anos -, se não é hora pensar no mundo em desenvolvimento como uma fonte de homens excelentes.'
Bento 16 tinha 78 anos quando foi eleito, em 2005, sendo um dos novos papas mais velhos da história.
O'Brien disse que um sucessor mais jovem seria capaz de servir por mais tempo e fazer mais.
Casamento gay
No entanto, O'Brien disse que ainda não decidiu quem deve ser eleito papa.
O cardeal de 74 anos abandonou algumas tarefas na Igreja Católica da Escócia no ano passado devido à idade avançada.
O'Brien é um feroz opositor dos planos do governo escocês de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que lhe rendeu em novembro passado o título de 'fanático do ano' por um grupo de defesa dos direitos dos gays.
A Igrja Católica criticou o título e disse que revelava 'a profundidade da intolerância' do grupo e uma vontade de menosprezar aqueles que não compartilham de suas opiniões.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário