terça-feira, 26 de março de 2013

Aécio tem potencial de voto igual ao de Serra, diz Ibope ..


Aécio: possibilidade de crescimento maior do que a de José Serra, indica Ibope (Foto: Moreira Mariz / Agência Senado)
Manchete de domingo do jornal O Estado de S. Paulo, com o seguinte subtítulo:
Instituto analisa só eleitores que conhecem os presidenciáveis; tucano mineiro tem mais espaço para crescer
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teria um potencial de voto equivalente ao do ex-governador José Serra (PSDB-SP), quando se leva em consideração apenas os eleitores que conhecem os presidenciáveis, segundo pesquisa feita pelo Ibope a pedido do Estado. O mineiro teria 41% dos eleitores que poderiam votar nele e o paulista 42%.
A pergunta permitia múltiplas respostas. Quando se recalcula os eleitores excluindo quem não conhece os candidatos, todos os presidenciáveis ficam na mesma base de comparação, informa José Roberto de Toledo. Sob este critério, a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 79% e Marina Silva (sem partido), fica em segundo com 50%.
“Quando se recalcula o potencial de voto excluindo-se quem não conhece os candidatos, todos ficam em uma base comparável, como se fossem igualmente reconhecidos pelo eleitor”, explica Marcia Cavallari, do Ibope.
Aécio tem mais espaço do que Serra para conquistar novos eleitores por ser menos conhecido e ter uma taxa de rejeição menor, analisa a pesquisa.
Para continuar lendo a análise do jornalista e craque em análises de pesquisa de opinião José Roberto de Toledo, clique aqui. ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário