terça-feira, 5 de março de 2013

Morre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez ..

São Paulo – O presidente venezuelano, Hugo Chávez morreu hoje, aos 58 anos. Um dos políticos mais controvertidos da América Latina, Chávez enfrentava um câncer desde 2011. No início de dezembro, ele se submeteu à quarta intervenção cirúrgica, realizada em Cuba. Até a realização da cirurgia, Chávez ainda estava se dedicando a assuntos do governo.

 

Hugo Rafael Chávez Frías nasceu em Sabaneta, em 1954, e foi criado pela avó, Rosa Inés Chávez. Em 1975, ele ingressou na Academia Militar de Venezuela, onde entrou em contato com as ideias de Simón Bolivar. Seu contato com a política não tardaria a aparecer. Em 1982 ele participou da criação do Exército Bolivariano 200, que veio a tornar-se o MBR-200, uma agrupação civil-militar que encabeçou a tentativa de derrubar o então presidente Carlos Andrés Pérez.
Mas Chávez só foi chegar ao poder em 1999 – e por ali permaneceu desde então. A trajetória do presidente é marcada pela longa permanência no poder, pelo que chama de “socialismo do século XIX” e também pela postura de crítica aos Estados Unidos e ao imperialismo.
Chávez apareceu na lista da revista Time das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2005 e 2006. Na primeira aparição, a revista afirmou que a diferença entre Chávez e Fidel Castro era a liberdade da mídia na Venezuela, e que Chávez era um revolucionário auto-suficiente.
A ressalva feita pela Time foi que, se Chávez encontrasse uma maneira de ficar no poder além de 2012, o hemisfério teria um novo Fidel Castro. Em outubro, Chávez foi reeleito novamente, garantindo o direito de ficar no poder até 2019, ou seja, durante quatro mandatos seguidos.
Chávez escolheu o vice-presidente e chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, como seu sucessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário