domingo, 3 de novembro de 2013

SUCESSÃO 2014 NA BAHIA: Definidos os três nomes cabeças de chapas ..

Geddel Vieira Lima é o candidato da coligação PMDB/DEM/PSDB/PP e PHS
Foto: DIV
   MIUDINHAS .....

   1. Estão praticamente definidos os três nomes cabeças de chapas para disputar as eleições governamentais na Bahia, em 2014. São eles: Rui Costa (PT e base aliada do governo), Geddel Vieira Lima (PMDB e aliados PSDB, DEM, PPS,PHS) e a senadora Lidice da Mata (aliança PSB/Rede). 

   2. As dúvidas ficam para os restantes das composições das chapas majoritárias, quem vão ocupar as vagas de vice-governadores e senadores. Há muita especulação e já se fala que o PP, antes apontado na vice do PT, estaria se encaminhando para Lídice. 

   3. Há, ainda, no plano nacional, que é quem decide em boa parte as alianças nos estados, informes dando conta de que o PP pode abraçar a candidatura de Aécio Neves, do PSDB, aliás, como já ocorreu (em parte) nas últimas eleições presidenciais. 

   4. Na aliança de Geddel, o ex-governador Paulo Souto está pontuando com números bem expressivos para o Senado. Hoje, seria imbatível. Mas, diz-se também que Souto estaria propenso a ser candidato a deputado federal, com seu filho Fábio recuando para deputado estadual. É possível.

   5. Fala-se em Eliana Calmon, tanto como integrante do bloco de Geddel; quanto do de Lídice. A questão é que Eliana é conhecida apenas de segmentos da classe média das grandes cidades. Daí que seria um andor muito pesado a ser carregado. 

   6. A medida que o processo vai se afunilando, as especulações sobre nomes também aumentam. O PT e o PSB asseguram que definem os nomes das cabeças de suas chapaas até 30 de novembro. O PMDD diz que também fará essa definição (ou já fez a definição), mas, vai mantê-la no ponto de espera, sem anúncio.

   7. De qualquer forma, campanha mesmo só se iniciaria em 2014, após o Carnaval, de forma preliminar e pra valer a partir de 7 de julho. Isso significa dizer que os cabeças de chapas poderão ser divulgados até o final deste ano, ou final deste mês, ficando os restantes das chapas para depois. 

   8. A candidatura de Lidice pode dar uma mexida enorme no bloco governista. Isso porque, sendo a cabeça da chapa do PT sobrariam duas vagas para os outros partidos (vice e senador) e todo mundo quer. Estão na fila: PDT, PSD, PP, PCdoB, PSL, entre outros.

   9. A chance de Wagner disputar o Senado com a cabeça de chapa do PT não existe. Seriam dois PTs na majoritária. Wagner, ao que tudo indica, ficará comandando a eleição do seu sucessor e de Dilma como governador. Depois, Dilma eleita, se for o que rezam as pesquisas, Wagner estaria sacramentado como ministro. E dos fortes.

   10. Outro detalhe é que Wagner confia muito em Lula para alavancar seu candidato na Bahia, além do seu prestígio pessoal.
                                                                   **********
   11. Como forma de destacar O empenho do trabalho do secretário estadual de Saúde Jorge Solla para a melhoria da saúde em todo o estado, o deputado estadual Alan Sanches (PSD) indicou projeto, já aprovado, que concede Comenda Dois de Julho ao gestor. A cerimônia está marcada para esta segunda-feira (4), às 9h, no Plenário da Casa.

    12. Segundo Alan Sanches, que é médico por formação, embora muito ainda precise ser feito, as inúmeras ações do secretário com intuito de modificar a atual realidade do setor na Bahia merecem destaque.

   13.  “A exemplo da elevação em 150% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado, os investimentos de 2007 até 2012 dobraram ano a ano, concursos públicos foram realizados, os salários dos médicos foram elevados, bem como os investimentos em programas de saúde e também em infraestrutura”, elencou.

   14. Para garantir a recomposição da infraestrutura dos locais onde estão sendo realizadas obras da Bahiagás, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) - se reuniu, na quarta-feira (30), com prepostos da empresa. 

   15. Após solicitação do secretário da Sesp, Giuseppe Pipolo, de uma programação das recomposições de áreas alteradas pela obra, a empresa se comprometeu com a requalificação, garantindo a conservação de canteiros, passeios e toda a infraestrutura abalada pela obra até o seu término.
 
   16. A Bahiagás está ampliando para a Região Metropolitana de Salvador seu serviço de fornecimento de gás encanado. Desde o mês de agosto, foi iniciada em Lauro de Freitas a obra que obedece todos os trâmites legais do município. 

   17. Está sendo realizada a construção e montagem de estações e gasodutos em aço carbono aéreos e enterrados, em diâmetros variados. Segundo a Bahiagás, a obra visa a atender a expansão na região, com ênfase no município de Lauro de Freitas.

   18. Agentes culturais e representantes dos Colegiados Setoriais se reuniram na última quarta-feira, 30, na sede do Conselho Estadual de Cultura (CEC), no Campo Grande, para discutir os assuntos da pauta que será levada à reunião com o governador Jaques Wagner na próxima terça-feira, 5, às 15 horas, na Governadoria do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

   19.  Coincidência ou não, o encontro está marcado para o Dia Nacional da Cultura.

   20. A pauta da classe artística foi decidida no último dia 18 de outubro e tem como pontos o cumprimento do Termo de Acordo e Compromisso (TAC), referente aos convênio com as empresas Oi e Coelba, que anteciparam o pagamento do ICMS ao Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

   21.  A reunião também terá como tema o pagamento dos agentes culturais contemplados pelos editais do Fundo de Cultura em 2011, 2012 e 2013.

   22. O presidente do colegiado de Circo e componente da comissão, Robson Mol, afirma que a instabilidade no repasse dos recursos precisa ser sanada pelo governo. Para 2014, será pleiteada pela categoria uma garantia de que haverá repasse da cota específica do FCBA quando as empresas pagarem as parcelas ao estado.

   23. Glória Maria vai voltar a telinha da Globo com um programa só dela, jornaliístico, no próximo ano.

   24. As rádios AM estão em baixa e pediram ao governo mudar suas frequências para FM. Na próxima semana a presidente Dilma autoriza a mudança de 1.800 emissoras no país.

   25. A nova jabuticaba baianA é Caetano Veloso tentanto explicar a censura nas biografias.

   26. Dirigentes da Coona, Cooperativa do MST foram pegos com a mão na massa e estão na cadeia.

   27. O mundo da politica é no BJÁ.

   28. O TCE da Bahia tem 600 servidores. Como diria o deputado Paulo Rangel, PT, tá bom de fechar porque tem pouca serventia.

   29. O café dos diplomatas no Itamarati custa R$159,00 por diplomata. O de Sêo Barriga na Padaria de Pepe, R$6,00.

   30. Os planos de saúde dos idosos no Brasil aumentaram 9.4% as mensalidades e o rejuste das aposentadorias 5.6%.

   31. Ao lado de ambientalistas e representantes de instituições e órgãos públicos, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou da comemoração dos 40 anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Cepram) na Fundação Luis Eduardo Magalhães, em Salvador. O evento foi marcado pela assinatura de convênios e termo de cooperação técnica voltados aos investimentos e preservação ambiental.
 
   32. Durante seu discurso na solenidade, Zé Neto - que já presidiu a Comissão de Meio Ambiente no parlamento estadual - parabenizou o Cepram pelo trabalho que vem sendo realizado. 

   33. “O Cepram é um espaço de equilibrar e nortear a política pública. O mais importante vetor do Conselho para mim é a permanente Câmara Técnica que funciona com um direcionamento para as políticas públicas do Estado. E nós devemos fortalecer, cada dia mais essa capacidade”, observou o parlamentar, ao dizer sobre sua relação com tema: "Sem dúvida, trabalhar com as questões ambientais foi um dos melhores momentos de toda a minha vida". ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário