terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Brasil a caminho do brejo, diz FMI. E aí, eleitor, vai encarar Dilma outra vez? ..

Nos últimos anos, o Brasil só tem tido péssimas notícias, graças ao governo Dilma. Mas a aliança entre os riquinhos à sombra do Estado e os bolsistas da periferia, montada pelo lulopetismo, não se abala. A classe média - odiada pela filósofa da corte Marilena Chaui - é que está pagando a conta. E tome bordoadas do fascismo da Receita Federal!

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu suas projeções de crescimento para o Brasil em 2014 e 2015. A estimativa de crescimento para o País caiu para 2,3%, neste ano, e 2,8%, no próximo, abaixo dos 2,5% e 3,2% projetados anteriormente. Em outubro, a previsão de expansão econômica já havia sido diminuída.

O Fundo alertou para os riscos de fuga de capitais que o país e outros emergentes podem enfrentar com o processo de redução de estímulos monetários nos Estados Unidos, o chamado "tapering", que teve início neste mês. 

A previsão de crescimento mundial em 2014 foi elevada em 0,1 ponto percentual, para 3,7%. A estimativa para 2015 se manteve inalterada, em 3,9%. O Fundo acredita que o índice de 2013 tenha sido de 3,0%. 

O conjunto dos países emergentes deverá ter expansão média de 5,1% e 5,4% nesse período, com a China na liderança. Segundo o Fundo, o país asiático crescerá 7,5% em 2014 e 7,3% em 2015. O principal risco para os emergentes virá do impacto da redução do estímulo monetário nos Estados Unidos. O Federal Reserve (Fed) começou a reduzir a quantidade de títulos do Tesouro e bônus lastreados em hipotecas que adquire a cada mês com o objetivo de manter os juros de longo prazo próximos de zero, em linha com os de curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário