Esta é a capa da revista
IstoÉ que chega às bancas neste sábado com o resultado de pesquisa
eleitoral realizada após o discurso da Dilma pela televisão na noite do
último dia 30, véspera do feriadão.
A revista firmou uma
parceria com Instituo Sensus que fará uma série de pesquisas que medirão
a tendência do eleitorado brasileiro até às vésperas do pleito de
outubro.
Embora a capa da
publicação já esteja no site de IstoÉ, não há informação, ainda, sobre
os números desta pesquisa. Pela chamada de capa, ao destacar que deve
haver segundo turno, deduz-se que as queda de Dilma não foi revertida,
enquanto os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos começam a crescer à
medida em que vão sendo conhecidos pelos eleitores.
A melhor performance é de Aécio Neves, conforme assinalaram as últimas pesquisas DataFolha e Ibope.
Além disso, já se sente
nas ruas a reação das pessoas que de uma hora para outra começaram a
falar em política, manifestando-se contra a continuidade do governo
petista que completará 12 anos no poder.
Ao mesmo tempo, torna-se
muito evidente que o escândalo da Petrobras parece ter funcionado como a
gota d'água que fez transbordar o dique de insatisfações generalizadas
que envolve todos os estratos sociais.
As pesquisas de opinião
publicadas até agora pelos demais institutos mostram claramente essa
tendência de repulsa ao PT. E isto foi visto neste dia 1º de maio, em
São Paulo, quando o grande público presente ao evento armado pela CUT, a
central sindical do PT, não permitiu que os políticos do PT falassem.
Inclusive agiram com agressividade lançando contra o palco latas,
garrafas e outros objetos.
Embora haja muito chão
até o pleito de outubro, tendências como as esboçadas por pesquisas,
quando se estruturam lentamente, como está ocorrendo, normalmente se
tornam irreversíveis.
Entretanto, teremos que aguardar a divulgação desses dados para poder ter uma ideia mais precisa do comportamento dos eleitores...
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