segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Política

O PMDB - ameaçado de perder 30% de suas prefeituras - e o DEM - que corre risco de sumir do mapa político brasileiro - começam a lançar pontes, um em direção ao outro, em pelo menos uma dezena de Estados.
De acordo com informações do Estadão, pavimentam, assim, o caminho da sobrevivência nas eleições de 2012, e quem sabe até um plano B para a sucessão presidencial de 2014.

De um lado, o PMDB queixoso dos maus-tratos do governo e do PT busca na oposição alternativas para manter seu cacife político nos Estados. De outro, líderes do DEM, insatisfeitos com o PSDB, se empenham em mostrar que têm opção. Se tudo der errado, o PMDB surge como alternativa para uma fusão futura.

Foi com esse cenário que as cúpulas dos dois partidos, tendo à frente o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o senador José Agripino (DEM), iniciaram a negociação de parcerias fora das alianças nacionais com petistas e tucanos.

A dobradinha é o recurso de ambos para se fortalecerem na briga pelas prefeituras, a partir de São Paulo e Rio Grande do Norte. Também há conversas na Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Pernambuco, Amapá, Ceará e Espírito Santo.

Conforme a Tribuna havia antecipado, há ainda rumores de que o deputado federal ACM Neto (DEM) estaria negociando sua entrada no PDMB. Contudo, ele continua assegurando que trata-se de uma informação “sem cabimento. Em seu perfil do Twitter, o deputado reforçou que “em nenhum momento pensei ou negociei minha ida para o PMDB. O que existe é uma negociação, que está avançada, sobre alianças visando 2012. As negociações para uma aliança entre PMDB e DEM, na Bahia, existem. Mas trocar de partido é algo que não quero, não negocio e não vou fazer”.

Assim como ele, o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB), também negou. “Nunca conversei sobre esse assunto com ACM Neto”. Contudo, deixou escapar que: “se ele quiser falar sobre esse tema, não tem problema nenhum. Estamos abertos ao diálogo”. (FC) tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário