segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Menos higiênico do que você pensa: seu celular pode ter alto teor de coliformes fecais


Quem usa celular diariamente pode não se dar conta, mas esses objetos se sujam muito facilmente se não houver higiene. Passando de uma bolsa ou mochila para as mãos, ele pode acumular poeira e pequenas partículas de sujeira. Um estudo britânico, no entanto, vai ainda mais longe: seu celular pode ter alto teor de coliformes fecais.
A Universidade de Londres fez uma parceria com um centro de estudos sobre higiene e medicina. As entidades conduziram um estudo que recolheu mais de 400 celulares, pertencentes a voluntários de 12 cidades britânicas. O resultado impressionou: 16% dos celulares utilizados estavam contaminados com Escherichia Coli, a bactéria que habita o nosso intestino. Ou seja, vestígios das fezes conseguiram chegar até o teclado do celular.
Os pesquisadores ainda constataram algo em relação à temperatura. As cidades do norte, mais frias, apresentaram maiores teores de coliformes fecais nos teclados. Logo, quanto mais fria a região, mais propício é o clima para a sobrevivência das bactérias, e maior o risco de contaminação.
O problema parece ser complexo por dois motivos. O primeiro é a notável resistência da bactéria, que sobrevive a partir da higiene não perfeita das pessoas no banheiro (em outras palavras, não lavam as mãos depois de fazer as necessidades), passa para os dedos e chega aos celulares. O segundo é a gravidade disso para a saúde: as crianças, principalmente, são alvos fáceis de infecções gástricas por essa razão.
Mas não julgue tão duramente a higiene dos britânicos: eles não saem do banheiro necessariamente sem lavar as mãos. Estudos recentes e outros mais antigos afirmam que muitas pessoas lavam a mão superficialmente, às vezes sem sabonete, e isso pode não ser suficiente. Pode parecer uma lição para crianças, mas os pesquisadores apontam que o problema está justamente nisso: lave bem as mãos! [BBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário