terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalhador: O que temos a comemorar?

O 1º de Maio sempre foi evidenciado como uma data de comemoração, uma homenagem ao trabalho e ao trabalhador como fruto de sua luta, seus percalços e batalhas cotidianas, mas afinal temos o que comemorar na Bahia?
Nosso Estado vive um momento de total letargia para com o trabalhador, em especial o servidor público estadual, sendo estes vítimas de arroubos e perseguições vãs de onde antes só se ouvia benesses e elogios. O atual desgoverno da Bahia, que mudou a inicial da palavra Wergonha de v para W, persegue, oprime, não dialoga e principalmente, destrói os seus compromissos eleitorais com aqueles que sempre formaram a sua base de apoio. Vimos isso na greve da Polícia, onde centenas de policiais foram presos ou indiciados, e agora vemos na greve dos servidores da educação. que de forma absurda e autoritária, aprovou na Assembléia um projeto que não tem a aprovação da categoria, descumprindo um acordo firmado em novembro, e não satisfeito, de maneira covarde cortou o salário da grande maioria dos educadores, pela primeira vez na história da Bahia, deixando-os e a suas famílias sem capacidade de sustentar-se, pagar dívidas e mesmo comprar o pão nosso de cada dia.
Hoje seria um dia festivo, mas infelizmente para uma enorme parcela dos baianos, este dia é de lamentação e protestos, contrários a um governo que traiu seu programa, principios e ideias de outrora, de um partido que se dizia dos trabalhadores, mas se edifica na sociedade civil como Partido dos Traíras. Que na oposição condenava tudo, mas no governo tudo é permitido, inclusive maltratar, machucar e desdenhar dos menos favorecidos e sem voz ou vez na sociedade.
O que dizer de comemorar em nossa Uauá o Dia do Trabalhador, a cidade assolada pela seca, com um gestor desgastado e cassado pela Justiça, se mantendo no poder às custas de gastos milionários com advogados, uma cidade onde educação é sinônimo de perseguição, saúde de caos e administração de irresponsabilidade.
O que temos a comemorar e refletir neste 1º de Maio, apenas o esforço dos trabalhadores rurais que lutam diuturnamente pela sobrevivência, sacrificando suas vidas, e suportando a famigerada seca e falta de atenção das autoridades. A luta dos pais para educarem seus filhos, mesmo com a total falta de compromisso com a educação. Temos a comemorar a fortaleza da juventude sem trabalho, que se mantém firme e esperançosa sonhando com melhores dias. Estes motivos nos fazem refletir que é possível comemorar, apesar dos WAGAREZZAS e LÔBOS que insistem em nos atrasar a vida e tentar torná-la um inferno; Não conseguirão jamais, porque somos sertanejos, somos forte, mas essencialmente, SOMOS DE UAUÁ. Apesar deles, é possível crer na poesia desta canção: “...AMANHÃ SERÁ UM LINDO DIA, DA MAIS LOUCA ALEGRIA, QUE SE POSSA IMAGINAR... AMANHÃ, APESAR DE HOJE, SERÁ A ESTRADA QUE SURGE PRA SE TRILHAR... AMANHÃ, MESMO QUE UNS NÃO QUEIRAM, SERÁ DE OUTROS QUE ESPERAM, VER O DIA RAIAR... E SERÁ PLENO...”
FELIZ DIA DO TRABALHADOR AOS IRMÃOS E IRMÃS DA BAHIA E DO BRASIL ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário