segunda-feira, 28 de maio de 2012

TEXTO PRODUZIDO POR ALUNOS DO COLÉGIO MODELO DE ITAPETINGA: .

Vossa Excelência, caro Jaques Wagner (facebook do próprio)
Enviamos essa mensagem por via internet, através do facebook, para compartilhamos nossa tamanha indignação em relação à greve. Em nome de todos os alunos prejudicados com essa situação, queremos dizer que não estamos satisfeitos com o seu papel de Governador, e o que a Vossa Exce...lência tem feito pelo o seu povo baiano. Já estamos a mais de um mês sem aula, ou seja, um mês atoa, sem irmos ao colégio. Qual a real intenção do "Todos pela escola"? "Todos pela educação"?, por que, nós estudantes, pais, professores e funcionários da Rede Estadual, infelizmente, não temos visto a vossa ação em nossa sociedade.
Por sermos estudantes, e específicamente, cursantes do último ano do ensino médio (3°ano), temos nos preocupado bastante em relação ao vestibular que está próximo, e deveríamos, como no normal, estarmos preparados para tal evento por meio de aulas diárias com guias qualificados (professores). E sendo realista, a Vossa Senhoria tem se preocupado juntamente conosco, em um nível elevado, por ser Governador e responsável por nosso querido estado? Ou tem se acomodado como demais políticos, que simplesmente prometem e não cumprem? Por que a Bahia, a nível de Brasil, não tem priorizado a educação?
Professores tem se levantado e se manifestado contra tal situação atual. E nós alunos, decidimos construir essa redação, para também manifestarmos nossa revolta em relação não somente das aulas ausentes, mas como também, pelo mínimo salário de nossos profissionais. Pois, como seria uma sociedade sem seus guias, líderes, professores? Através deles, nós, seres humanos nos formamos e crescemos de patamar na vida.
Caso o senhor não saiba do nosso calendário escolar, apesar de que, o próprio nos enviou tais verbas, para que nossas instituições de ensino tivessem condições de realizar projetos da educação, como FEBRACE, Oficinas e projetos do "Ensino Médio Inovador", que na verdade, não nos acrescenta em nada. Por exemplo, quem se interessa em aprender a tocar flauta? Pelo o que sabemos nossa cidade não está infestada de ratos para que se contrate um Flautista de Hamelin. Para estudantes que pretendem se cursar em Medicina, Direito, Engenharia, Administração, Contabilidade, etc, aonde entraria a flauta e os demais cursos oferecidos nas Oficinas? Desde quando passou a ser obrigação de um aluno matriculado em determinado turno, a ir ao colégio no turno oposto apenas pra que se cumpra uma carga horária, que foi descaradamente proposta pelo seu governo? Porque tanto acúmulo de projetos? Se nem pelo menos, aulas estamos tendo! Será isso realmente que nos fará homens e mulheres de que o mundo precisa?
Será essas oficinas que nos manterá na escola, mais do que em casa, ou na rua? Será tudo isso que nos fará profissionais competentes? Do que adianta, estar cumprindo essa carga horária na escola, se logo após, mais tarde, alunos e mais alunos da Rede Estadual tem se envolvido com drogas, prostituição, roubos e homicídios? E a sua parte como político governamental e administrador de nosso estado da Bahia, tem feito? É com essa educação que pretende formar as crianças, jovens e adolescentes que habitam nessa terra?
Senhor Jaques, não estamos interessados em ficar no Natal, Ano novo e possívelmente por alguns dias de Janeiro, em estudo. Temos família e nossa vida social também, além do tão esperado Vestibular. Enquanto nas suas propagandas políticas nos mostram um estado melhor, com uma educação melhor, segurança melhor... digamos, uma Bahia perfeita e desejável de se morar. Mas onde anda essa perfeição pregada? Onde estão os políticos diferentes e capazes de fazer valer um voto confirmado de um eleitor?
Deixamos aqui nossa grandiosa decepção com vosso governo. Deixamos aqui nossa indignação e nossa manifestação. Esperamos que o senhor leia nossa redação, e tome suas possíveis providências, porque existem milhões de estudantes dentro de casa, ou nas ruas, somente por sua anciosa espera de que se reinice as aulas, pois sabemos que, os conteúdos que estudariamos este ano, será passada por cima, e de que nosso futuro, é o hoje de ontem, e o amanhã de hoje, mais que infelizmente, paralizou-se juntamente com suas ações, e a reação de quem depende dela.
Considerações,
Marne Daniele (Daan Viana) e Dhiéssica Ribeiro, alunas do colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, 3° ano, Itapetinga-Bahia ...
QUEREMOS AULA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário