sexta-feira, 22 de junho de 2012

Esse é um texto de um jovem, que não é da área da educação, na verdade ainda universitário que desabafou diante de tanto descaso do nosso governador do estado ...

"Gostaria de por meio desta, dizer algumas palavras ao excelentíssimo governador do estado da Bahia, Jaques Wagner:

Primeiramente gostaria de dizer que votei em vossa excelência e me arrependo amargamente do feito. Votei em vossa excelênc...ia, no início de minha vida como eleitor, porque acreditava num projeto de nação que vi em seus discursos e nos discursos do ex-presidente Lula. Votei porque eu, ingenuamente, acreditei que isso seria a luz da prosperidade, democracia e verdade no meu estado que foi castigado por tantos anos pelo carlismo. Hoje eu me arrependo. Vossa excelência é sem sombra de dúvidas a minha maior decepção. Vossa excelência se mostrou a personificação de tudo que eu mais desprezo no ser humano. Vossa excelência se mostrou autoritário, antidemocrático... Vossa excelência lidou com a greve da polícia como se lidasse com cães e repete a dose agora com a greve dos professores. Vossa excelência fez veicular na mídia, quase que de quinze em quinze minutos, uma propaganda que difama a classe dos professores e os responsabiliza pela falta de aulas que na verdade é culpa da vossa incompetência como gestor e da incompetência de seus predecessores. Vossa excelência faz isso no melhor estilo Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista que dizia: "Uma mentira contada mil vezes torna-se verdade".
Vossa excelência se utiliza de artifícios legais, porém imorais a exemplo da convocação dos professores em REDA ou estágio probatório para ministrar aulas aos alunos do terceiro ano. Gostaria que vossa excelência me explicasse, como isso ajuda? Colocar professores despreparados para o contexto de um pré-vestibular vai ajudar em que? A educação então resume-se a fazer uma prova de vestibular pra que se divulgue quantos alunos entraram em faculdades através do REUNI e do ProUni? Precisamos então ser educados apenas para passar por esta prova? E quanto a base? E quanto a educação como instrumento de crescimento cultural e social? Afinal, o projeto de vossa excelência e de vosso partido, do qual tenho asco, é formar seres humanos capazes de tomar sua história nas mãos ou formar trabalhadores pra girar a maldita roda desse sistema imundo que vossa excelência e seus partidários tanto criticaram por décadas? Hoje eu espero e torço para que vossa excelência morra politicamente e não consiga se eleger nem pra sindico de prédio. Os professores da rede estadual estão em greve há mais de sessenta dias e a imprensa baiana nada fala, por que? Hoje fui informado de um acontecimento terrível de censura contra um jornalista por este escrever uma matéria que não era benéfica para a imagem de vossa excelência. Não uma censura policial como nos tempos da ditadura, mas uma censura econômica. As universidades de meu país estão em greve e o governo federal, formado por seus partidários, não faz absolutamente nada! Nem sequer uma proposta para que os professores possam avaliar. O que aconteceu? Pra onde foram aqueles discursos sobre educação? Como vossa excelência e os de seu partido têm a audácia de dar mais valor a realização de uma copa do mundo do que a educação, a segurança e a saúde de seu povo?
Excelentíssimo senhor governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, tenho que tratá-lo por estes termos por conta da loucura lógica da política, onde empregados têm mais poderes do que empregadores, pois são o senhor e todos os políticos desse país empregados do estado e eu sou parte deste estado. Enfim, Excelentíssimo senhor, governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, vossa excelência dinamitou o meu sonho. Vossa excelência não é digno da imensa confiança e esperança que depositei sobre seu governo. Gostaria de pedir-lhe um favor que estou certo que o senhor não irá acatar, mas pelo menos eu pedi: retire-se da política e não retorne nunca mais. Não posso falar por todo o povo baiano, mas posso falar por mim e eu ficaria mais aliviado de ter menos homens como vossa excelência nos cargos de poder do meu país.
Atenciosamente,

Seu eleitor."  ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário