segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CAOS NA SAÚDE DESGRAÇADA NOSSA DE CADA DIA (Idosa morre ao ter café com leite injetado )

A família de uma idosa que morreu no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na tarde deste domingo, acusa uma estagiária da unidade de aplicar, por engano, café com leite na veia da paciente. Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, estava internada havia dez dias com infecção renal. Segundo os parentes, o estado dela era grave, mas Palmerina estava consciente e se recuperando. Em entrevista ao G1, na manhã desta segunda-feira, a filha da vítima, a dona de casa Ilma Ribeiro, de 54 anos, disse que os parentes estão “chocados” com o ocorrido. (Foto: Mais uma família se vê impotente de revoltada com nova presepada de profisisonais da saúde caótica pública)

— Minha mãe piorou de repente no domingo. Ela acabou desconfiando de que havia alguma coisa errada — contou a dona de casa.

Ela relatou ainda ainda que logo após o erro, a mãe começou a ter convulsões em questões de segundos e morreu quatro horas depois.

— Ela começou a passar mal muito rápido. A partir daí, minha irmã, que estava com ela no quarto foi olhar o soro e viu que tinha um líquido marrom dentro e, em cima da mesa, ao lado da cama da minha mãe, tinha um copo vazio, que era de café com leite. Assim que ela percebeu o engano, ela começou a gritar, pedindo ajuda, mas nada foi feito — completou.

Ainda de acordo com Ilma, a unidade de saúde também não tinha remédios adequados para o tratamento da sua mãe. O corpo de Palmerina ainda estava no PAM por volta das 8h50m desta segunda-feira.

Procurada pelo G1, em nota, a Prefeitura de São João de Meriti informou que uma sindicância foi aberta para esclarecer o caso e que a estagiária e as enfermeiras supervisoras foram afastadas de suas funções.

O caso de Palmerina lembra outro ocorrido também com uma idosa na semana passada. Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, recebeu sopa na veia do braço direito enquanto estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, no Sul Fluminense. A família acusa uma técnica de enfermagem do hospital de erro médico. Ilda estava internada desde o dia 27 de setembro, após sofrer Acidente Vascular Encefálico (AVC) que paralisou um lado de seu corpo, e morreu 12 horas após receber a sopa na veia.

Parentes da aposentada vão entrar com uma ação contra a Santa Casa com pedido de indenização por causa da morte da idosa. Ilda foi enterrada na última terça-feira, no Cemitério Municipal de Barra Mansa. O Globo.  ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário