domingo, 3 de março de 2013

As rugas da realidade - fama, poder, riquezas de fontes turvas ou cristalinas como o erário, inúteis no fim que espera a todos ...


_José_San_Martín_Camiña_Neto_ 

Quando ouvi falar em Carlinhos Cachoeira as notícias traziam fotos de um sujeito até bem aparentado sorrindo ou zombando dos parlamentares em mais uma das inúmeras CPInúteis do Congresso Nacional. Mas quando esse impune ricaço supostamente às custas do erário apareceu na CPI que levava seu nome não passava de um caco de homem magricelo, calvo e muito confiante no orientador de mensaleiros do PT e defensor de corruptos-mor da República Marcio Thomaz Bastos. As histórias de seus desarranjos intestinais e demais problemas de saúde pós-cadeia parecem indicar que em poucos anos deixará uma cachoeira de dinheiro meio encardido à bela viúva...



Exatamente como Orestes Quércia, que a Veja chamou na capa de “o homem de 52 milhões de dólares”. Milhões inúteis em sua luta contra o câncer na próstata no final de 2010. Sua fortuna com alguns tostões de origem incerta especialmente angariada nos tempos de administrador em São Paulo.Nada a ver com o Malaluf.

Muitas das rugas do José Sarney foram adquiridas nesse meio século em que ele vive como político no triângulo Maranhão-Brasília-Amapá. Período rico que lhe rendeu lugar especial entre os "Honoráveis Bandidos", livro do jornalista Palmério Dória, que conta como o escritor de inseparável bigode volumoso, pai de uma prole igualmente enrolada em suspeitas de picaretagem e processos por improbidade se desenvolveu e sobressaiu de São Luiz para o mundo. Entre outros, há a filha Roseana, de corpo fragilizado e multiretalhado por cirurgiões que lhe deram sobrevida não se sabe até quando (o bom de ter dinheiro sujo ou não é poder viver um pouquinho mais, como o saudoso José Alencar). O Sarney enrugado está feio e possivelmente conformado para não pedir ajuda ao Pitangui. Bom para ele. O importante é ser feliz.



Um distinto enrugado pantaneiro é o ex-tudo na política e atual deputado federal Carlos Bezerra. “Vôte!” É o que sobressai dos lábios de quem o vê de perto, assim como aqueles diante do close do ministro Edison Lobão. A praga do ego e vontade de estar na mídia que acomete tantos outros, como outro ex-tudo Júlio Campos hoje e Renê Barbour ontem, não o deixa pegar sua fortuna e ir terminar seus dias numa ilha deserta. A lenda ou verdade de que se beneficiou de acordos escusos com um banco no tempo em que era chefe do INSS é o seu inferno atual que pode acompanhá-lo até o estertor. 



Quem seguiu esse conselho — ir para a ilha paradisiaca— e está de bem com as rugas e vivendo como rei em Miami é o Ricardo Teixeira. Além das propinas de países sediadores de copas, será sua fortuna fruto dos milhões conseguidos com as quadrilhas dos jogos manipulados desde a Europa até nossas Américas? Só não deixa os trouxas-torcedores que matam e morrem em estádios saberem!... Para Teixeira, por enquanto, parece que o crime está compensando. Vamos ver como ele lidará com o AVC, infarto, sei lá, essas coisas que estatisticamente aparecem de repente na vida de ex-executivos honestos ou não.

A lista dos desiguais perante a lei portadores de pele amarrotada é infinita ao espaço. A síntese é que nenhum desses homens — como o enrugadíssimo Roberto Globo Marinho e seus U$ 3 bi —poderá colocar seus milhões no caixão e partir para o além-túmulo poderosos e ricos. Não sei se o calor do inferno prejudicará os que, por acaso, forem para lá... Pelo menos perderão as rugas, já que a alma não sofre as intempéries desta vida breve. Breve e tão transitória que perturbou Sigmund Freud. Freud que, como o rei Salomão reclamou e reclamou em lamúrias algo como “Buááá! Tudo é vaidade, a vida é um completo aborrecimento. No fim, ter poder é vaidade, ter dinheiro é vaidade, ter muito conhecimento é vaidade”.

Pelo menos no fim, este rei colocou as coisas no lugar. É bom que políticos enrugados ou não — inclusive cada um de nós —atentarmos para a sua finalizaçã ..


Nenhum comentário:

Postar um comentário