domingo, 19 de maio de 2013

Corrida a Caixa revela falsos necessitados do bolsa família ...

Imperatriz  _  Foi uma correria generalizada ocorrida desde a tarde de ontem, aos bancos da caixa econômica, proporcionado pelos beneficiários do bolsa família. O  motivo teria sido uma informação que o programa estava sendo encerrado pelo governo federal. No Maranhão, o estado mais miserável da federação, a corrida terminou em tumulto em várias cidades, em uma delas houve até destruição de caixas eletrônicos.

O Bolsa-família é um programa criado no governo Fernando Henrique Cardoso, depois mudou de nome no governo Lula e foi ampliado com objetivos ainda deturpados, como citou um jornal americano ao dizer que o Brasil tinha o maior sistema de compra de votos legalizado do mundo. Para muitos, o sistema é, na verdade, mais que uma compra de votos, pois escravizaria as pessoas de baixa renda, que dependem exclusivamente do recurso. Em todas as eleições, como se tivessem criado o sistema, o governo diz que a oposição se eleita vai acabar com o programa.

O bolsa-família passou a fazer parte do programa fome zero, com o objetivo de auxiliar economicamente as pessoas que estavam abaixo da linha da pobreza extrema. Todos os anos são renovados os cadastros das famílias beneficiadas, através de um sistema integrado entre as secretarias de ação social, educação e saúde de cada município, onde as informações acerca de cada setor e cada família são repassadas para um cadastro federal, possibilitando a renovação do cadastro.

Correria_

Mas pra quem viu a correria aos caixas eletrônicos e não entendeu o que de fato estava ocorrendo, ficou surpreso ao descobrir que o tumulto se tratava de uma correria antecipada por conta da noticia do fim do programa, só não deu pra entender porque pessoas com carros de luxos e motos de todos os tipos, na sua maioria nova, estavam em busca de um pagamento que é, em tese, é para pessoas de baixa renda e que estejam na linha de pobreza estrema.

Em Imperatriz, em uma agencia da caixa que fica localizada na Av. Pedro Neiva de Santana, o movimento foi tanto que a policia Militar foi chamada, mas para a comerciante que trabalha alí perto foi constrangedor ver pessoas em carros importados na fila do Bolsa-familia, “Pessoas de classe alta, de motos novas tiravam o dinheiro e vinham no meu comercio comprar uma lata de cerveja, foi assim o dia inteiro. Fiquei espantada com o nível de pessoas que iam até o banco”, disse ela. “E não parou por aí, até agora a pouco ainda era possível ver a movimentação e a quantidade de carros em frente a agencia, até carro importado”,completou a comerciante.

Cada município tem uma quantidade de famílias para ser cadastradas, mas as mesmas pessoas continuavam recebendo o auxilio, com isso, o governo federal criou um aumento no repasse a medida que houvesse a transferência dos recursos de uma para outra familia, a medida que essaa família saísse da condição de necessitada. O município deve fiscalizar a cada ano, através de uma equipe contratada (não seja funcionário publico), recomenda o governo, para que aja imparcialidade. 

Vergonha nacional_

É possível que as pessoas que correram para receber o beneficio do bolsa família possam ser cadastradas em vários municípios da região e também em Imperatriz, mas também é possível que tenha famílias cadastradas que não estejam mais dentro dos quesitos básicos. É importante que essas pessoas saibam que, ao omitir ou mentir sobre as informações alguns crimes são cometidos, mas o maior crime ainda é estar em receber um recurso enquanto outra pessoa que realmente precisa está impedida. 

É necessário que após o recadastramento, as prefeituras, através das secretarias responsáveis pelo programa, façam um pente fino nessas famílias cadastradas, acompanhados de assistentes sociais e ou técnicos que saibam medir o nível de necessidade e ou dependência do programa, para que novas famílias que dependem desses recursos sejam incluídas.

Já que existe esse programa, que ele sirva de fato para auxiliar quem precisa, e que não sirva para desmoralizar cada vez mais nossa sociedade, quando vemos pessoas que não necessitam receber um recurso do governo que deveria estar matando a fome de quem realmente sofre dela.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário