terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ferramenta democrática ...

Uma reportagem desta edição de Veja anuncia o relançamento de uma das mais corajosas e premiadas ferramentas no combate contra a corrupção no Brasil: o Excelências, um banco de dados alimentado pelos profissionais da ONG Transparência Brasil, que saíra do ar em 2012. Agora ele volta renovado numa parceria com Veja, que fará regularmente reportagens ancoradas nas revelações do Excelências. O mecanismo de busca permite acesso imediato, pela internet, a informações sobre todos os 594 parlamentares em exercício na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Descobre-se como votam, quando faltam às sessões, que emendas propuseram, as aprovadas e as derrubadas. Revela-se quem foram os doadores de campanha, quanto gastaram e que processos sofrem na Justiça. Não há antídoto mais forte contra os malfeitos de Brasília do que ter a vida pública dos parlamentares exposta sem estratagemas que iludem o eleitor — e não há postura cívica mais recompensadora do que seguir o comportamento de um deputado ou senador depois do voto depositado na urna.
O Excelências, nesse aspecto, é um extraordinário atalho democrático. Veja se orgulha de apoiar essa iniciativa. As dezenas de milhares de brasileiros que saíram às ruas em junho gritavam contra a classe política, descontentes com tantos anos de um jogo de faz de conta em que o dinheiro do contribuinte serviu, muitas vezes, a interesses particulares dos parlamentares. "O povo unido não precisa de partido"", dizia um dos cartazes mais celebrados. Precisa, sim. E precisa acompanhar de perto os políticos. Saber o que eles fazem com o dinheiro do contribuinte é condição sobejamente inibidora da inépcia e de crimes tratados com um eufemismo: "caixa dois de campanha". Um Brasil capaz de enxergar o cotidiano de deputados e senadores à luz do dia talvez não se envergonhasse de seus representantes — com o devido apreço às extraordinárias exceções — e não precisasse descer ao asfalto para protestar contra quem deveria zelar pelo bem público.
Veja sempre se pautou pela busca da informação correta em nome do interesse público. Além do Excelências, abrimos espaço em nosso site para os dados colhidos por outra entidade sem fins lucrativos de controle do gasto público, o Contas Abertas. Essas iniciativas buscam, entre seus objetivos primordiais, frear o mais nocivo dos males brasileiros: a corrupção.
VEJA..

Nenhum comentário:

Postar um comentário