sexta-feira, 11 de abril de 2014

Com chapa encabeçada por Paulo Souto, oposição se une para disputa das eleições

O ex-governador Paulo Souto (DEM) e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) entraram em acordo e irão disputar juntos a eleição deste ano. A tão negociada união das oposições foi firmada em uma reunião que terminou na madrugada de quarta-feira, e selou a chapa majoritária: Souto disputará o cargo de governador do estado, Geddel uma vaga do Senado. 
O inesperado Joaci Góes, ex-deputado constituinte do PSDB, é quem disputará o posto de vice-governador. A aliança será anunciada em ato oficial marcado para segunda-feira.
Ontem, o grupo começou a correr para recuperar o tempo perdido na negociação de alianças. Os presidentes estaduais do PSDB, Sérgio Passos, PTN, deputado estadual João Carlos Bacelar, do Pros, deputado federal Maurício Trindade, e do PPS, vereador Joceval Rodrigues, foram à casa de Geddel para agradecê-lo em ter aceitado abrir mão de sua candidatura a governador em favor de Souto. 
“Só não veio o PV, porque Ivanilson Gomes (presidente da legenda) está em Brasília, mas ele ligou para mandar um abraço”, disse Paulo Azi, deputado estadual e presidente do DEM. Segundo ele, nos próximos dias, esses partidos irão sentar para negociar a aliança. 
Segundo o prefeito ACM Neto, a união do DEM e do PMDB é um fator que pode atrair novos aliados para o grupo oposicionista. “Existem muitos partidos que podem participar desta grande aliança, alguns, inclusive, que já estão conversados e sinalizam um desejo de caminhar conosco. Agora, o nosso esforço será no sentido de costurar a mais ampla aliança possível”, disse Neto.
Antes de fechar a aliança, Geddel já negociava o apoio de outros partidos de menor expressão política para um possível voo solo. São eles o PPS, PSC, PRP, PTdoB, PSDC, PEN, PTC, PMN e PPL, que agora espera agregar à campanha de Souto. “Comuniquei a eles a minha decisão e agora estou empenhado, tudo que estava fazendo para mim eu vou fazer para Paulo Souto”, disse o peemedebista. 
O presidente estadual do PPS, vereador Joceval Rodrigues, revelou que ontem mesmo já começaram as conversas sobre montagem de chapas proporcionais (para a disputa de vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal). 
“Nos interessa saber o que é mais vantajoso para nós, para eleger mais deputados”, disse ele, que ainda negocia com a pré-candidata ao governo pelo PSB, a senadora Lídice da Mata.
Acordo
A decisão dos partidos de oposição em torno do nome de Souto para candidato ao governo do estado aconteceu no início da semana passada, mas o prefeito ACM Neto, que conduzia as negociações, preferiu adiar o anúncio oficial para que houvesse tempo para convencer Geddel a manter-se unido ao grupo.
O presidente do PMDB baiano chegou a conversar com o pré-candidato à presidência do PSB, o ex-governador Eduardo Campos, de Pernambuco, em busca de apoio. Ouviu, todavia, que não teria mais como retirar de Lídice a cabeça da chapa na Bahia. 
Frustraram-se aqueles que pensavam que os interesses de natureza individual iriam prevalecer. A chapa reflete a vontade popular
Paulo Souto (DEM), pré-candidato a governador
Vice  
Nas rodadas de negociações diárias com a oposição, Geddel chegou a concordar em disputar uma vaga no Senado, desde que tivesse o direito a escolher também a vaga de vice, até então prometida ao PSDB, que havia indicado o ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto. A tentativa de tirar os tucanos da chapa gerou reação dos líderes do partido, que foram à imprensa cobrar o acordo.
Segundo Geddel, apesar do mal-estar, líderes do DEM teriam lhe dado o direito de indicar também o vice. “Foi oferecido ao PMDB as duas vagas, senado e o vice. Colocar um nome do partido (na vice) seria restritivo do ponto de vista partidário. Então chamei Joaci Góes, que além de sua biografia conhece a fundo o nosso estado. Nada de pessoal contra quem quer que seja, mas escolher o mais forte é importante para a vitória”, disse.
Ele falou não temer a cogitada infidelidade de prefeitos que historicamente estiveram ligados ao grupo carlista, e porventura peçam votos a Souto, mas apoiem ao Senado o nome de Otto Alencar (PSD), e não o seu. “O que eu posso dizer é que em nenhuma circunstância meu eleitor vai votar em Rui Costa (candidato do PT). Eu na política faço sempre a minha parte. Somos uma só chapa, um só corpo”, cobrou.
Escolhido para comandar o bloco da oposição, o ex-governador Paulo Souto disse estar preparado para as comparações entre seus dois mandatos de governador e os de Jaques Wagner. “Não é isso que a população espera, mas que possamos falar do que cada um de nós pensa para o futuro da Bahia. Mas de forma nenhuma vou fugir de debate nesse sentido. O governo atual é simplesmente indefensável”, disse ele. 
O pré-candidato adiantou que nos próximos dias  organizará  uma agenda de viagens ao interior do estado para “começar a ouvir a população”.
Joaci Góes, por sua vez, prometeu entrar de cabeça nas discussões sobre educação. “Só com educação de qualidade você vai conseguir transformar a realidade social, e na Bahia a educação praticada é péssima. Tudo isso tem repercussão em todas as outras coisas, inclusive nos índices de violência”, afirmou.
Rui Costa prevê campanha com comparação entre governos
No campo governista, o deputado federal Rui Costa (PT), que disputará o cargo de governador, ressaltou o adversário, que considerou mais difícil que Geddel. “Ao contrário, já que ele já foi governador duas vezes, secretário, senador”, disse.
Segundo o petista, na campanha será feita a comparação entre os oito anos de gestão petista com os oito anos em que Souto foi governador. “Vai dá para ver que, no futuro, é melhor dar continuidade ao governo do PT”, completou Costa.
Sua chapa, que possui o apoio de dez partidos, também já está completa: tem o deputado federal João Leão (PP) na vice e o vice-governador Otto Alencar (PSD) na disputa pelo Senado.
A senadora Lídice da Mata (PSB) encabeça outra chapa, que tem a ex-ministra do STJ Eliana Calmon como concorrente ao Senado, mas que permanece com o vice ainda indefinido. A senadora ainda não recebeu apoios.  ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário