quarta-feira, 25 de julho de 2012

Álcool e energéticos: uma mistura prazerosa, porém perigosa! ..

energy drinks2 Álcool e energéticos: uma mistura prazerosa, porém perigosa!
O grande erro da mistura se dá justamente na sua maior “virtude”: mascarar o efeito destrutivo do álcool, potencializando-o muitas vezes, e dar aquela sensação de que você é um super-herói, pois bebeu a noite toda e não se sente bebaço. De certa forma essa informação não é completamente falsa, isso porque os energéticos em geral são abarrotados de cafeína e misturados com o álcool (potencial depressor do sistema nervoso central) reduzem a sensação de sonolência provocada pelo mesmo. Contudo, os reflexos do bebum continuam debilitados.
Outro revés que vem sendo atribuído à mistura álccol/energéticos é o potencial de desenvolvimento de doenças cardíacas. Estudos desmonstraram que tal mistura potencializou o aparecimento de arritmias em usuários assíduos das bebidas, uma vez que as duas substâncias “irritam” o músculo cardíaco (miocárdio). Outro grave problema associado é a maior chance de dependência em pessoas mais suscetíveis às drogas de abuso, inclusive o álcool, justamente pelo efeito falso de não embreaguez, o que deixa o usuário mais confortável e com maior sensação de prazer ao ingerirem essas bebidas misturadas.
Os motivos para o uso de álcool e energéticos são variados. Alguns bebem porque acham que assim terão mais disposição na balada, outros pra esticarem a noite dançando com maior disposição. Alguns porque se sentem menos bêbados (os mais perigosos) e outros porque simplesmente gostam do sabor do drink. Independente do motivo, a verdade é que dificilmente essa prática vai acabar mundo afora, é praticamente um ritual da boa noitada. Longe de nós da equipe etilicos querermos impedir o uso de bebidas alcoólicas com energéticos nas baladas, festinhas, confraternizações e afins. é nadar contra a corrente. Mas a informação está aí, e deve ser repassada. Nossa proposta sempre foi e sempre será a de beber com moderação, independente da bebida, afim de se preservar a sua saúde e a de outros que possam não ter absolutamente nada a ver com sua bebedeira. A mensagem é sempre a mesma pra quem toma da cachaça do boteco da esquina, passando pelo chopp do bar ou a vodka com energético: se beber não dirija..  (http://etilicos.com/alcool-e-energeticos-uma-mistura-prazerosa-porem-perigosa/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário