quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cresce sequestro-relâmpago na Bahia ..................



Dados do Centro de Documentação e Estatística Policial, da Secretaria da Segurança Pública (Cedep-SSP), revelam que cresceu o índice de sequestro-relâmpago na Bahia. A média mensal de casos nos cinco primeiros meses deste ano cresceu em comparação à média dos 12 meses de 2012.

Entre janeiro e maio foram contabilizadas 64 ocorrências, uma média de 12,8 registros por mês. No ano passado, a média ficou em 10,9 casos mensais (131 crimes desta modalidade).

Outro dado mostra que os casos de extorsão mediante sequestro cresceram 17% no ano passado, em comparação com 2011. Foram 41 casos contra 34. Este ano, já foram registradas 18 ocorrências.

Por conta disso, o Estado criou, no mês de abril, o Núcleo Antissequestro e de Repressão aos Crimes de Extorsão, que funciona subordinado à Coordenação de Operações Especiais (COE). O núcleo foi criado pela Portaria 163 (21/4/2013). Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, o núcleo já existia, mas apenas em abril foi formalizado. 

Para o coordenador do Observatório de Segurança Pública da Bahia, Carlos Alberto Costa Gomes, a criação do núcleo é positiva, mas deveria ser acompanhada de uma série de iniciativas para prevenir os ataques.

"Há falhas na segurança só tratadas após o crime acontecer. Vemos bom aparato no interior dos estabelecimentos, mas pouca ou nenhuma cobertura no entorno deles". Investimento em serviços de inteligência, mapeamento de áreas vulneráveis e formação de policiais especializados são pontos sugeridos.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário